EDIÇÃO ATUAL-2020

REVISTA ELITE - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Ano 2,  n.02, jan.-dez-2020

 EDITORIAL

A Revista ELITE nascida em 2019, conta com um ano de movimentação, de leituras, de produção e difusão do conhecimento, sendo editada por um  grupo de pesquisadores, que se debruça em investigações focadas no território da educação, entrecruzando estudos, trabalhos, eventos a partir da dialogicidade com temas que se circunscrevem a: Tecnologias, Educação inclusiva e tantos outros que desafiam os educadores e pesquisadores a edificação de rumos, perspectivas para a educação florescer nos diversos territórios e cenários do pais e mesmo do exterior.

Nosso desafio entretanto, é continuar sendo um veículo de difusão de conhecimentos, estabelecendo diálogos fecundos com outras culturas, outros territórios, fecundando estudos, práticas, pesquisas, conhecimentos pela pluralidade de vozes, que em polifonia, fertilizam  os saberes.

Este ano, fomos atingidos de modo amplo, pela pandemia da Covid 19 o que provocou o fechamento de escolas, instituições tradicionalmente endereçadas às práticas pedagógicas. Acenderam-se acirrados debates sobre novas configurações de oferta da educação escolar.Os debates sobre educação EaD, ensino remoto, mediação, papel das famílias nos processos de educação, são temas levantados pelo calor da urgência dos debates e a construção de alternativas para dirimir as lacunas geradas pela pandemia, no que tange à vida, o cotidiano das famílias, e estudantes, que subitamente, se viram impossibilitados de irem as escolas, universidades e centros de educação. 

O que fazer? De que modos podemos repensar a oferta do ensino para milhares de estudantes, que por força da pandemia, se encontram em isolamento social? Dúvidas, incertezas, debates se proliferam ecoando pelo país, por meio da  polifonia de vozes que fazem, deste Brasil, um  país  continental, demarcado por desigualdades sociais e pela diversidade.

O debate sobre a educação na pandemia fez emergir também a discussão sobre a importância social da escola e das instituições que trabalham na dimensão do ensino, como centros culturais, brinquedotecas, praças e tantos outros equipamentos sociais que, tradicionalmente são povoados por crianças, adolescentes e jovens. Neste cenário, demarcado pelas incertezas  impostas pela pandemia, também se torna relevante a discussão sobre a educação do pós-pandemia.

Diante do cenário que se desenha diante de nós, atores e atrizes sociais contemporâneos,  julgamos conveniente reunir, neste número 02, textos tecidos e reveladores das angústias, incertezas, ecos e vozes dos sujeitos sociais que atravessam os dias da pandemia, falando de educação e também da esperança.Lançamos pois, o chamado para dialogarmos juntos sobre esses " estranhos dias". De tal modo, anunciamos como tema desta edição de número 02, da Revista : "Vozes e ressonâncias da educação nos tempos da pandemia: emergência de novos caminhos e possibilidades."

Destarte, convidamos autores/autoras, pesquisadores/pesquisadoras a estampar, com seus textos as nossas páginas, nesta edição, debatendo sobre os rumos, caminhos e possibilidades da educação na pandemia e no pós pandemia. Assim, entregamos ao leitor, mais um número da REVISTA ELITE - Vozes e ressonâncias da educação nos tempos da pandemia: emergência de novos caminhos e possibilidades.

Ademais, por meio da interlocução com nossos leitores, pretendemos consolidar este espaço virtual como um  potente veículo de difusão, de debates e de produção de conhecimentos.

Lançamento: Dezembro/2020

Equipe Editorial

Ana Cristina de Mendonça Santos
Jusceli Maria Oliveira de Carvalho Cardoso
Julio César Gomes Santos
Márcia Raimunda de Jesus Moreira da Silva



SUMÁRIO


ARTIGOS

( Em produção)



ENSAIOS

( Em produção)



RESUMOS



OUTRAS LINGUAGENS

Nesse número, você conhecerá sobre a criação, edição e difusão dos encartes pedagógicos criados pelos pesquisadores do GETEL.