EXPEDIENTE

EQUIPE EDITORIAL


Presidente do Conselho Editorial
Ana Cristina de Mendonça Santos

Editores Chefes
Jusceli Maria Oliveira de Carvalho Cardoso

Julio Cesar Gomes Santos

Secretaria Executiva

Márcia Raimunda de Jesus Moreira da Silva

EQUIPE TÉCNICA:

Revisora de Língua Espanhola

Mariel Eva Cisneros Lópes - Uruguai

Isabela Urdamplilleta-Uruguai

Revisoras de  Língua Portuguesa

Jusceli Maria Oliveira de Carvalho Cardoso

Miriam Barreto de Almeida Passos

Normalizadora

Maria Claudete Marques Barbosa Estrela

Equipe Técnica: TI, Comunicação, Design, Diagramação e Arte Final

Antônio Cesar Ramos da Silva

Daise Maria Silva dos Santos

Lucas de Carvalho Cardoso

Juliana  Melo  Leite

PARECERISTAS AD HOC.

1. ALFONS HEINRICH ALTIMICKS -UCSAL

Possui graduação em Comunicação Social (UCSAL) e em Pedagogia (FAZAG). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UCSAL), em Novas Tecnologias na Educação (ESAB), em Ludopedagogia (FETREMIS), em Educação Especial e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (FACELI) e em Educação em Direitos Humanos (UFBA). Mestre em Educação (USCS). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (UCSAL). Professor RTC da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professor orientador convidado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor convidado da Faculdade Euclides da Cunha (FAEC). Diretor e coordenador editorial da Farol do Conhecimento Publicações. Professor-formador de disciplinas para a EAD (conteudista), da UCSAL e da FAEC. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da FAEC. Tem experiência nas áreas de Comunicação Social, Educação Superior, Educação Étnica, Etnologia e Etnografia. Educação a Distância.

2. ADRIANA DE CARVALHO TORRES - Rede Brasil Amazônia de Comunicação-PA

Pedagoga, Psicopedagoga, Jornalista DRT PA 2255, Especialista em Supervisão e Formação de Professores, Mestrado em Ciência da Educação pela Escola Superior de Educação Almeida Garreti (2015). Doutora em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

3. ANA CELESTE DA CRUZ DAVID - UAB/UFBA

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2015). Mestre em Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional e Gestão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2008). Especialista em Alfabetização. Especialista em Educação e Tecnologias PUC-RIO (2007). Professora bolsista no Curso de Alfabetização e Letramento - UFBA/UAB/CAPES na orientação de TCC. Atuação como Consultora na Formação Continuada Territorial do Estado da Bahia- SEC/IAT (2020).

4. ANA VITORIA DE CARVALHO SANTOS - SEMEC-PI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1986), Mestre em Ciências da Educação pelo Centro de Formação, Estudos e Pesquisas (2011), Revalidado pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos - EJA - Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, professora do Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia e de Pós-Graduação da Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI, Formadora do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa,Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado e PROJOVEM URBANO e RURAL da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, Coordenadora do Fórum Municipal de Educação -Teresina - PI.

5. ANTÔNIO DE PÁDUA ARAÚJO BATISTA-Escola de Música da UFPA 

Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Ed. Artística - Hab.Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2002). Pós-Graduado com Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ed. Tecnológica - FACETE/INTA. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Doutorando em Artes Pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA - PPGARTES. Atualmente é professor da Escola de Música da UFPA - EMUFPA/ICA, onde exerce a função de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - VIola e Violino. Desenvolve também atividades de Extensão Universitária como Coordenador e Professor do Projeto PIBEX "Violino em Grupo: Interdisciplinaridade e Inovação de Linguagem em Crianças com Autismo e Crianças com Síndrome de Down", vinculado ao Programa Cordas da Amazônia e desenvolvido no PPGARTES. (Texto informado pelo autor)

6. CELSO DE JESUS SILVA - UNEB

Graduação e mestrado em Filosofia e atualmente curso doutorado em Estado e Sociedade pela UFSB. A minha pesquisa e o meu interesse em pesquisa é: filosofia política, democracia, democracia no Brasil, filosofia francesa contemporânea. A minha pesquisa do doutorado é sobre a democracia no Brasil de 2013 a eleição do Bolsonaro. Prof na UNEB, campus X em Teixeira de Freitas nas disciplinas Epistemologia e Educação, Filosofia da Educação, Estudos Filosóficos, Introdução a Filosofia e Seminário Interdisciplinar de Pesquisa. 

7. CONCEIÇÃO MARIA ALVES SOBRAL - UESB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará- UFC. Linha de Educação, Currículo e Ensino. Professora da Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia - UESB / DCHL- Campus de Jequié. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal da Bahia. Membro integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisa em Ludicidade e Educação - LED UFC/ 2016; e o GEPEL - UFBA/ FACED (desde de 2009). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência Universitária, Formação e Profissionalidade Docente, Ludicidade e Educação Infantil.

8. FRANCISCA VILANI DE SOUZA - SEC/ Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Educação - Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTER - Assunção/PY. (2018). Mestra em Ciências da Educação Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias /ULHT , Lisboa/ PT (2013). Reconhecido pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Especialização em Ciências da Educação - Faculdade de Teologia Integrada - FATIN/PE (2011). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - UERN (2003). Graduada em Letras UERN (2001). Professora SEEC RN. Membro do Grupo de Estudo em Análise do Discurso da UERN - GEDUERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação à Distância - UFERSA. Experiência como docente em: Redação Acadêmica, Oficina de Produção Textual, Língua Portuguesa Instrumental, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso- TCC, Didática, Oralidade e Escrita, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Diagnóstico e Intervenção aos Distúrbios de Aprendizagem, Introdução à Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, Psicomotricidade e Alfabetização, Psicogênese da Leitura e da Escrita. Experiência Pedagógica em Coordenação Pedagógica e Assessoria Pedagógica. Desenvolve também Revisão de Trabalhos Acadêmicos - ABNT e Língua Portuguesa ( revisão linguística).

9. JEAN DA SILVA SANTOS - UNEB/CAMPUS XI

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus XI Serrinha), Diretor do Departamento de Educação da Uneb, Campus XI 2016-2018 e 2018 aos dias atuais. Ex-coordenador Local do Curso de Licenciatura em Geografia PARFOR/ UNEB/ Campus XI e Professor de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana, Coordenador de Geografia na elaboração da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental de Feira de Santana - BA. É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2005). Especialista em Educação Ambiental (UEFS/2008), é Especialista em Educação à Distancia (UNEB/2010), é Especialista em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo (UFBA/ 2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2009). 
 É membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), UNEB, Campus XI e TECEMOS - Território Cultura e Movimentos Sociais. Linha: Educação, Políticas e Ação Coletiva. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: Gestão e Análise do Território, Agricultura Familiar, Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Geografia Escolar, Estágio Supervisionado em Geografia, Currículo de Geografia e Processos Tecnológicos de Aprendizagem, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia.

10. JOSEVANDRO CHAGAS - UNEB

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia, Especialização em Metodologia do Ensino Superior com ênfase em TIC e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Sou professor Assistente, lotado no Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Filosofia, e Filosofia da Educação, Identidade, Epistemologia, Filosofia e ética, Introdução a sociologia, Pesquisa em educação, educação, currículo e multireferencialidade, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo - Atos de currículo-identidade, gênero e violência, escola e currículo, currículo e sexualidade e gênero, Currículo e cotidiano escolar. Bem como, iniciando estudos que abordam a compreensão de elementos que constitui a identidade docente, Mundo do Trabalho e ser social.

11. MARIA RITA SOUSA BARBOSA - FADBA- SALVADOR-BA/SEC-BA

Licenciada em Letras Vernáculas (UEFS, 2002). Especialista em Estudos Literários (UEFS, 2008). Mestre em Literatura (UEFS - PPGLDC, 2011). Atualmente é aluna de doutorado do PPGLC (UFBA, 2013). Tem experiência como professora de literatura, língua portuguesa e redação em escolas de ensino médio da rede privada de ensino, como tutora em curso de graduação a distância, como professora em cursos de pós-graduação lato sensu e orientadora de TCC. Atualmente é professora da área de Língua Portuguesa nos cursos de Fisioterapia, Pedagogia, Enfermagem e Administração da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) e professora da rede pública estadual de ensino.

12. MARIA CEZARELA OLIVEIRA CARVALHO - UNEB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1996) Mestrado em Educação e Contemporaneidade (2019) pela UNEB/PPGEduc. Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino, desenvolvimento e autonomia pedagógica, formação de educadores na perspectiva da educação inclusiva, educação de jovens e adultos, alfabetização e multiletramentos e trabalhos educativos com juventudes. Possui especialização em psicopedagogia atuando como professora da UNEB há dezenove anos, nas áreas de conhecimentos pedagógicos. Atualmente é orientadora de TCCs na área de educação de jovens e adultos na perspectiva do letramento e educação inclusiva. Atualmente tem se dedicado aos estudos teóricos sobre a teoria dos Multiletramentos e suas interfaces com a educação de pessoas jovens e adultas, formação de professores para educação popular.

13. MIRIAM BARRETO DE ALMEIDA PASSOS - UNEB-CAMPUS XI

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT (2007), revalidado pela UFBA em 2010. Pós-graduação em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela ULHT (2006). Pós-graduada em Supervisão Escolar pela UEFS (2000). Graduação em Letras (Plena) pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS (1984). Professora concursada da Universidade do Estado da Bahia UNEB (2010). Membro do Conselho Departamental da UNEB Campus XXII (2010 a 2014). Participou do grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores - DUFOP (de março 2015 a agosto de 2016). Atuou como colaboradora no grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais NeiHD, do Departamento de Letras e Artes da UEFS (cadastrado no CNPQ) que tem como um dos objetivos fortalecer a pesquisa na área de humanidades digitais UEFS/UNEB. Atualmente colabora no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária NEPPU/UEFS. Contribuiu no grupo de pesquisa Geo(bio)grafar (nos anos de 2017 a 2019). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNEB-CAPES no DCHT - Campus XXII (2012-2014). Atuou na PROGRAD na Gerência de Gestão de Currículos Acadêmicos - GGCA (de março de 2015 a dezembro de 2015). Coordenou o programa PIBID/UNEB (2015 A 2016). Recebeu prêmio, em 2019, de reconhecimento pela atuação no PIBID/UNEB nos 10 anos de PIBID/UNEB (QUALIDADE E VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE). Em 29/01/2016 passou a atuar no Campus XI - UNEB/Serrinha, conforme D.O. 21.866. Membro do Comitê Científico do NUPE/ UNEB/Campus XI (Biênio 2016/2018). Em abril de 2016, recebeu prêmio acadêmico, do Conselho Superior do Centro Universitário UniAGES, em reconhecimento às contribuições para o projeto de Ensino Superior e desenvolvimento de municípios do Nordeste. Atuou no NDE/UNEB/CAMPUS XI (de 2017 a 2019). No ensino e na pesquisa dedica-se aos temas na área de formação, linguagens e narrativas (auto)biográficas. Tem experiência comprovada na área de Letras e formação docente, atuando nos seguintes temas: linguagem, leitura, produção textual, formação, prática pedagógica, SIP e TCC.

14. MARINEUZA MATOS DOS ANJOS - UNEB- CAMPUS I

Possui Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - Universidade Federal da Bahia - UFBA ; Doutorado Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra - Portugal; Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Mestrado em Produção Aquática pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento - Bahia; Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do Grupo de Estudos "Direito, Linguagem e Produção do Conhecimento" (CNPQ) . Trabalhou como Professora de Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio - Salvador - Bahia; Professora de Ensino Fundamental e de Laboratório do Colégio Antônio Vieira; Professora do Curso de Biologia da União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais; Formação de Professores; Ética da Responsabilidade de Hans Jonas e Orientação de Projetos.

15.VALÉRIA MENDES PEREIRA-Holanda

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2009). Atualmente faz doutorado em Educação e é Gerente da Unidade Empreendedora de Vidas e coordena o Programa ViraVIda, Industrias do Conhecimento e o Projeto Orquestrando Rosário no SESI-MA e é Professora do Curso de Psicologia na Faculdade Pitágoras São Luís . Foi professora do UniCeuma e da Facem. Tem experiência na área de Projetos Sociais, Psicologia Organizacional e Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, com ênfase em Saúde Mental Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, desenvolvimento humano, neuropsicologia e psicologia social, educação e inserção produtiva de adolescentes e jovens. Atualmente reside e trabalha na Holanda.

Textos informativos sobre pareceristas retirados da Plataforma Lattes.

REVISTA ELITE

Periodicidade Anual

Idiomas: Língua Portuguesa e Língua Espanhola

Revista de caráter técnico-científico, Editada pelo  Grupo de Estudos em Tecnologias, Educação e Libras-GETEL-Departamento de Educação - CAMPUS XI-UNEB

Endereço: Departamento de Educação-CAMPUS XI-UNEB, Serrinha, Estação Rodoviária - CEP: 48 700 000, Serrinha, Bahia, Brasil.